Sancas de gesso: conheça três tipos!
Blog
A sanca de gesso é um método de modelagem que funciona como uma moldura entre o teto de gesso e a parede e pode ser usada nos mais variados ambientes da casa. Além de funcionar como decoração e aparecer em vários projetos com modelos e propostas diferentes, a sanca de gesso também oferece um acabamento diferenciado. Temos três opções de acabamento:
⏩ Sanca fechada: é a forma tradicional dessa ornamentação. O rebaixamento ocorre na quina de encontro da parede com o teto e recebe alguns spots de luz direta, complementares ao ponto de luz central. Ideal para ambientes com uma decoração minimalista ou clean.
⏩ Sanca aberta: além da luz direta — da mesma forma que o tipo anterior —, a sanca aberta possui iluminação indireta no teto. Para conseguir esse efeito, deixa-se uma abertura no acabamento lateral, criando, assim, um ambiente mais acolhedor e intimista
⏩ Sanca invertida: para entender esse tipo de sanca, basta imaginar um modelo de sanca fechada, invertendo o local do gesso. Todo o teto é rebaixado, porém, deixa-se uma distância de 15cm entre o rebaixo e a parede.